Com o tema “Instituições Públicas: Mudanças e Oportunidades”, o professor Titular do Mestrado e Doutorado em Direito da PUCRS, Juarez Freitas, fez uma palestra que prendeu a atenção do grande público presente ao primeiro dia de realização do V Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal – SEMAAT, no Centro de Eventos da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre – AIAMU. Ele destacou que uma das grandes preocupações da sociedade no momento deve ser como assegurar a relevância do trabalho no futuro.

– Teremos muitos desafios pela frente nos próximos 20 ou 25 anos. Cada vez mais a mão-de-obra humana está sendo substituída pela robótica ou inteligência artificial e isso é um fator que gera preocupação em todos nós. Existem carreiras que são fundamentais para o bom funcionamento das instituições públicas e elas, necessariamente, precisam do olhar humano para funcionarem a contento – afirmou o professor.

De acordo com Juarez Freitas, os investimentos públicos precisam respeitar os princípios da sustentabilidade, ser duradouros e gerar um desenvolvimento sadio. Ele também defendeu mudanças na forma como o estado brasileiro planeja o seu futuro, salientando que os administradores devem preocupar-se, sempre que foram realizar uma determinada obra, se ela realmente é necessária, quais as políticas públicas que ela atenderá e seu objeto é plenamente exequível.

Freitas sustentou ainda que o respeito aos princípios da sustentabilidade devem perpassar por todos os procedimentos administrativos das instituições públicas, promovendo uma mudança de conceito que gere novas e efetivas oportunidades para os órgãos governamentais e a sociedade em geral.

A palestra do professor Juarez Freitas teve a coordenação dos trabalhos realizada pelo presidente da AIAMU, Joarez Tejada Franceschi.