Primeira apresentação do dia impressionou público trazendo novidades e mudanças na forma de atuação do setor.

Se hoje ninguém mais fala em nota fiscal de papel, há alguns anos atrás era algo que assustava e fazia muita gente questionar se realmente as tecnologias digitais viriam a se consolidar. O cenário atual é de um modelo consagrado em que a nota fiscal de papel virou praticamente contingência em muitas empresas. A “Tecnologia a Serviço do Fisco e do Cidadão” foi o tema da palestra do supervisor de tecnologia da informação da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Ricardo Neves Pereira.

– Vivemos uma realidade de mudança intensa. Temos que falar de como os processos de criação acontecem e precisamos pensar em como nossa atuação colabora para melhorar a administração tributária – afirmou.

Um alerta do palestrante é a dificuldade do cérebro em se adaptar às mudanças. O medo do algo novo é constante em qualquer contexto.

– A Administração Tributária virou digital, o que significa ter serviços executados todos no ambiente digital sem intervenção humana. Nosso trabalho de auditor-fiscal está migrando para o mundo estratégico e da inteligência – completou.

Entre as características atuais, o especialista aponta a administração tributária como 100% digital, 100% em tempo real, extrafiscal (que considera questões mais amplas), preventiva, transparente, simples, integrada, inteligente, indutora de comportamento, móvel e interativa.