O discurso marcou a passagem dos 54 anos da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre – AIAMU. O evento foi realizado nesta terça-feira (14/03) no Salão Nobre da Federasul e contou com a presença de associados da AIAMU; representantes do executivo municipal e líderes de outras entidades. O presidente da AIAMU, Joarez Tejada Franceschi, ressaltou o papel que a entidade cumpre na sociedade.- Fazemos um trabalho que é apartidário. Nosso papel é de parceria na alavancagem e saída dessa crise financeira que vivemos. Acreditamos que falta um componente na discussão social que é a alta sonegação, que muitas vezes não é devidamente discutida. Esse olhar a administração pública deve voltar para Porto Alegre, mas não apenas através daquela fiscalização de um auditor batendo na porta das empresas, e sim investindo na tecnologia da informação e quadros capacitados – afirmou.

O secretário da Fazenda municipal, Leonardo Busatto, destacou resultados históricos de receitas próprias obtidas no município de Porto Alegre.

– Os valores arrecadados de IPTU, ISS e ITBI, em Porto Alegre (RS), estão muito acima das médias nas outras capitais. Isso demonstra a competência da forma como se arrecada aqui, mesmo com uma carga mais alta que em outras cidades e com todas as dificuldades que enfrentamos – declarou.

Entre as autoridades presentes estiveram ainda o superintendente da Receita Municipal de Porto Alegre Fabrício das Neves Dameda; a procuradora-chefe da Procuradoria Tributária do Município, Cristiane da Costa Nery; presidente do Sindicato da Habitação do RS (SECOVI), Moacyr Schukster; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco), Celso Malhani de Souza; vice-presidente do Sindicato dos Contadores do Estado do RS (Sindiconta), Soeli Rinaldi; presidente da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais, Abel Henrique Ferreira; presidente da Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (agafisp), Cesar Rocha Machado e presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, Cesar Emílio Sulzbach. Ainda, a presidente do Instituto dos Advogados do RS (IARGS), Sulamita Santos Cabral e o diretor de comunicação da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim), Mauro José Hidalgo Garcia. Compareceram, também, os vereadores Adeli Sell, Airto Ferronato, Cassiá Carpes, Comandante Nádia, Dr Goulart, Felipe Camozzato, Idenir Cechim, João Carlos Nedel, Mauro Pinheiro, Mauro Zacher, Mônica Leal e Pablo Mendes Ribeiro.

No dia 28 de março acontece o seminário “IPTU de Porto Alegre: cenário atual e perspectivas. O objetivo do evento é subsidiar o debate sobre a necessária implantação de uma nova Planta de Valores para a cidade. Estão convidados vereadores, servidores municipais, representantes de entidades, líderes comunitários, estudiosos e demais envolvidos no tema, com inscrições gratuitas e vagas limitadas. A atividade ocorre no auditório da associação, na Rua dos Andradas, 1234, 8o andar, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail aiamu@aiamu.com.br ou telefone 51 3226 2364.

A AIAMU foi fundada em 11 de março no ano de 1963, época em que João Goulart assumia o mandato no regime presidencialista. A entidade sempre atuou como referência na luta por prerrogativas do funcionalismo e defesa dos associados contando com moderna estrutura de serviço e eventos.

Fonte: Marcelo Matusiak