Assunto será tratado no evento “Seminário IPTU de Porto Alegre”, que ocorre no dia 28 de março

Com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre como são realizados os cálculos e todo o processo de elaboração e fiscalização do IPTU, a Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) realiza a primeira edição do “Seminário IPTU de Porto Alegre” na próxima terça-feira (28/03). Para divulgar o evento e convidar os vereadores da capital gaúcha para participarem do seminário, o presidente da AIAMU, Joarez Tejada Franceschi, esteve na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre (RS) na tarde de segunda-feira (20/03), na Tribuna Popular da casa.

– Foi bem receptivo estar na Tribuna Popular da Câmara dos Vereadores. Foi um convite bem aceito pelos vereadores, inclusive com muitos deles afirmando que estarão presentes no seminário da próxima semana. Depois, todos os partidos entenderam que nosso evento é de extrema importância para que um debate mais aprofundado sobre o IPTU seja realizado – afirma Joarez Tejada Franceschi.

Aproveitando o espaço na Tribuna Popular, Franceschi adianta que existe uma necessidade de atualização na planta de valores do imposto (ou do IPTU).

– Uma planta velha acaba trazendo vários problemas para a Receita Municipal e para a cidade. Uma nova planta de valores vai trazer mais justiça fiscal para Porto Alegre. Para alterar esses valores, é necessária a aprovação, na Câmara dos Vereadores, de uma lei proposta pelo Executivo, que, infelizmente, não enfrentou esse problema nos últimos 25 anos. Ao longo do tempo, a construção civil transformou a cidade, e o IPTU não foi atualizado porque não houve proposição de lei. Existe uma série de imóveis com o mesmo valor venal que pagam um imposto muito diferente – revela.

O Seminário IPTU de Porto Alegre é gratuito e tem como público-alvo vereadores, servidores municipais, representantes de entidades, líderes comunitários, estudiosos e demais envolvidos no tema. A atividade acontece no auditório da AIAMU, localizada na Rua dos Andradas, n° 1234, 8o andar, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações e inscrições pelo e-mail aiamu@aiamu.com.br ou telefone (51) 3226 2364.