Dados mostram aumento da confiança na sociedade

A perspectiva de retomada do crescimento de transações no mercado imobiliário pode ser confirmada através do indicador que é medido a partir da arrecadação de valores na Receita Municipal do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Segundo dados referentes ao primeiro trimestre de 2018, o mercado está retomando a confiança na economia e investindo mais em imóveis. O presidente da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre – AIAMU, Fernando Ismael Schunck, ressalta que as informações do fisco mostram o pagamento deste imposto municipal, com um crescimento real acumulado de 3,72% na arrecadação.

– Nos últimos três anos, mais ou menos, os dados sobre o ITBI mostravam que o mercado estava em recessão, enquanto os investidores estavam com medo de investir em imóveis. Neste ano, já começamos a reverter esta situação aqui em Porto Alegre. O aumento real de 3,72% parece pequeno, mas representa um crescimento enorme, se pensarmos nos índices do ano passado – salienta.

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é um tributo municipal que deve ser pago na aquisição do imóvel e a oficialização do processo de compra e venda só é feita após o seu acerto.