Economista Gustavo Inácio de Moraes esteve presente em evento promovido pela Associação do Auditores Fiscais de Porto Alegre (AIAMU)

A indicação dos candidatos ao “Prêmio Economista do Ano” é feita por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações e sociedades, entre outras, sediadas no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico.

Durante o evento realizado pela AIAMU no início de agosto, o professor adjunto e coordenador do curso de Economia da PUCRS, Gustavo Inácio de Moraes, trouxe em sua conferência “Cenário econômico e os desafios da tributação” detalhes de uma ferramenta que já tem sido utilizada pela sistema de criptomoeda, o Block Chain.

– A tributação não pode ficar à margem das mudanças que estão ocorrendo na sociedade. Além da nova forma de organização econômica, a transparência também é um aspecto que exige uma nova postura – destacou Moraes durante sua palestra.

Gustavo Inácio de Moraes é professor doutor da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e coordenador do Curso de graduação em Economia da PUCRS. Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharel em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi economista no Banco Inter American Express.

A iniciativa do Corecon-RS é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

O Prêmio será entregue durante solenidade oficial no dia 13 de dezembro, às 20 horas, no Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77, Porto Alegre. Na oportunidade, também serão homenageados os vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2018” – que premia as melhores dissertações de Mestrado, artigos técnicos ou científicos e monografias ou trabalhos de conclusão de Curso –, o “Prêmio Corecon-RS de Reportagem de Economia 2018” e o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano/2018”.