A definição de um bem estruturado processo, baseado em conceitos modernos e adequados de gestão, levou Porto Alegre a se tornar referência nacional em recuperação de créditos, se destacando entre as demais capitais nos anos de 2017 e 2018. Em 2018, o Município conseguiu recuperar 10,78% do montante em aberto.

As ações de cobrança realizadas, durante o ano de 2018, garantiram a recuperação e o ingresso nos cofres públicos de mais de R$ 202 milhões. Já para o ano de 2019, com o aperfeiçoamento continuo dos processos de trabalho, o objetivo é alcançar os R$ 240 milhões de recuperação.

Os dados foram apresentados no SENAM – Seminário Nacional de Arrecadação Municipal, realizado em São Paulo de 12 a 14 de junho, pelo diretor de Arrecadação e Cobrança do Município, Rodrigo Sartori Fantinel.

O diretor, que é Auditor-Fiscal da Receita Municipal, considera esse resultado excelente, tendo em vista as dificuldades para cobrar devedores inscritos em Dívida Ativa. “Só conseguimos chegar a esse patamar porque definimos claramente os nossos objetivos e o caminho para chegar a eles.”

Fantinel se refere ao processo construído em 2017, que teve como base o estabelecimento de metas, estruturação de equipe gerencial, redesenho de ações e, até, análise e aprendizagem com os erros e acertos. “Consolidamos o processo no ano passado e os resultados apareceram”, enfatiza.

Para o presidente da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, Fernando Ismael Schunck, tais resultados reforçam o trabalho da categoria e a contribuição efetiva para a municipalidade. “Estamos aumentando continuamente o percentual de recuperação da arrecadação em Porto Alegre, aperfeiçoando a gestão e os processos de trabalho, sem que isso represente custos adicionais para a prefeitura.”