A AIAMU promoveu recentemente a VIII edição do SEMAAT – Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal. O evento que já se consolidou como o principal na área tributária do Rio Grande do Sul, e um dos maiores do Brasil, contou com 14 palestras e quatro oficinas, abordando os principais assuntos relacionados à administração tributária municipal, ministrados por renomados estudiosos da área.

A primeira palestra do Seminário foi ministrada pelo Secretário da Fazenda do Município de Porto Alegre, Rodrigo Sartori Fantinel, com o tema “Estratégias de Comunicação para Alavancar a Inovação nas Finanças Públicas”.

O palestrante iniciou falando sobre o conceito de gestão da Secretaria da Fazenda, e expondo as estratégias para transformar Porto Alegre na Capital da Inovação e como comunicar a população de maneira efetiva e eficiente. “Se queremos ser a capital da inovação, temos que parar de fazer as mesmas coisas que estávamos fazendo. Então, se quisermos fazer as coisas de forma diferente, precisamos comunicar as pessoas de que essas coisas vão mudar”, afirmou Fantinel, que seguiu sua fala discorrendo sobre as evoluções tecnológicas dentro da comunicação. “Devemos nos adequar às formas de comunicações atuais para não cair no problema de não nos comunicarmos eficientemente. Quando pensamos em comunicação, temos que pensar em como as pessoas vão receber o que estamos comunicando. Será que vai surtir o efeito que a gente quer? Então sempre temos que pensar no nosso público alvo. Olhar pra quem vamos falar e pensar de que forma vamos fazer esta comunicação é essencial nesse processo, pois, se não, não seremos ouvidos.”

Fantinel finalizou sua palestra explicando como na Secretaria da Fazendo é feita a comunicação reativa com o público. “Temos uma regra de que todas as mensagens devem ser respondida. Ninguém fica sem resposta, sendo dúvida, elogios ou xingamentos. Temos também uma matriz de urgência e importância. Dúvidas e esclarecimentos é urgente e importante, devemos esclarecer; Críticas são importantes, temos que responder; Elogios são bons de receber, mas não é urgente e importante. Ou seja, com esse esquema temos um norte para saber quais vamos responder primeiro, mas todas terão retorno”.

O VIII SEMAAT ocorreu entre os dias 13 e 15 de setembro no Centro de Eventos da AIAMU, e foi dirigido a um amplo público, destacando-se os Auditores Fiscais de Tributos Municipais, Procuradores Municipais, Secretários de Fazenda/Finanças, demais in­tegrantes e assessores da estrutura administrativa Tributária e Fazendária dos Municípios, vereadores e Assessores Legislativos, advogados, consultores, profissionais da área da Contabilida­de, empresários, estudantes e público em geral interessado em conhecer mais sobre tributos municipais.