Para celebrar os 61 anos da AIAMU – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre-, comemorados no mês de março, a entidade realizou um almoço de confraternização nesta terça-feira, 19 de março, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

 

Amigos, familiares e autoridades foram acolhidos calorosamente em um ambiente de camaradagem e conversas agradáveis, desfrutando de uma refinada seleção de pratos. Este encontro celebrou aqueles que contribuíram e continuam a contribuir para os 61 anos de história marcante da categoria dos auditores fiscais.

“Hoje é um dia de celebrar e agradecer a cada um dos colegas auditores fiscais que colaborou para que conseguíssemos chegar a mais de seis décadas de história. Retribuir as autoridades e parceiros que sempre nos ajudaram e reconheceram a importância da nossa instituição e do nosso trabalho para o bom andamento de Porto Alegre”, destacou o Presidente da AIAMU, Johnny Bertoletti Racic.

“Parabéns a AIAMU. São 61 anos de AIAMU e são 61 anos de entrega para a cidade de Porto Alegre. Vocês auditores fiscais inovam e resolvem. Quanto mais o município conseguir arrecadar, mais projetos sonhos e projetos nós poderemos concluir, Para isso é fundamental o trabalho de cada um dos auditores fiscais”, frisou o auditor fiscal e Secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Sartori Fantinel, que na oportunidade representou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. O prefeito passou rapidamente pelo evento, onde cumprimentou o Presidente da AIAMU, Johnny Bertoletti Racic, mas teve que partir para outras agendas.

“Em primeiro lugar cabe ressaltar a longevidade desta instituição. Parabéns AIAMU, pelos 61 anos! Força e coragem para seguir crescendo e servindo a sociedade de forma extraordinária”, ressaltou a auditora fiscal e Superintendente da Receita Municipal, Sandra Marlusa Severo Quadrado.

“Os números apresentados pelos auditores fiscais, ao longo dos 61 anos de história, comprovam o trabalho, pois esta arrecadação é o combustível para tocar este “grande condomínio” que é a cidade de Porto Alegre. Os senhores estão de parabéns, pois apesar de poucos, fazem um trabalho brilhante.”, sublinhou o Vereador José Freitas, representando neste ato a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Durante o evento o auditor fiscal e ex-superintendente da Receita Municipal de Porto Alegre, Christian Fouchard Justin, foi agraciado e homenageado com uma placa pela AIAMU, em virtude dos seus préstimos à frente da superintendência, pelos avanços durante sua gestão e os números alcançados enquanto esteve no cargo.

Este foi mais um evento que marca a longa história da AIAMU, que foi fundada no ano de 1963 por 55 servidores da prefeitura da capital gaúcha. Hoje, a entidade representa 171 Auditores Fiscais, profissionais da mais alta qualificação, que atuam na fiscalização, orientação e educação tributária. É através do trabalho destes Auditores Fiscais que a cidade de Porto Alegre arrecada os recursos financeiros necessários para o custeio da educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Nestes 61 anos nosso país passou por transformações sociais, econômicas e políticas, que fizeram a AIAMU crescer e se desenvolver, estando hoje entre as associações representativas mais importantes do País no seu segmento, sendo referência em áreas fundamentais de atuação.

Foi a AIAMU, por exemplo, que em 1985, juntamente com o Executivo e outras associações, teve papel fundamental na elaboração do primeiro plano de carreira dos fiscais e do Estatuto do Funcionalismo Público Municipal. Participou, ainda, de outras mudanças importantes. O segundo plano de carreira, em 1988, e o ingresso da categoria no Regime de Dedicação Exclusiva, em 1995. Nos anos de 2003 e 2004 integrou a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social Pública e o Fórum das Entidades de Servidores Municipais. Também em 2004, fez campanha pública contra o perdão de dívidas concedido pelo governo da época, num montante de mais de R$ 150 milhões.

Assim é a AIAMU. Presente na vida dos Auditores Fiscais, auxiliando, apoiando e lutando pelas causas da categoria, sem deixar de lado seu papel social e de interação permanente com a comunidade.