A Diretora de Aposentados e Pensionistas da AIAMU, Elides Nardelli, representou a entidade no ato de entrega do monumento que marca os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (21), na Orla do Guaíba, no Recanto Italiano, reunindo autoridades, lideranças culturais e representantes da comunidade italiana.
Instalada em um dos pontos mais simbólicos da cidade, a obra do escultor Vinicius Vieira retrata, por meio de um navio de 15 toneladas composto por diferentes metais, a travessia dos imigrantes, o trabalho no campo, a religiosidade, a gastronomia e a formação das novas gerações. O monumento integra as comemorações oficiais pelos 150 anos da imigração italiana no Estado, cujo marco histórico é o ano de 1875.
Para Elides Nardelli, a entrega do monumento representa um reconhecimento público essencial à contribuição italiana para a formação social, cultural e econômica da capital gaúcha. “Este monumento valoriza a memória de milhares de famílias que ajudaram a construir Porto Alegre e o Rio Grande do Sul. É um gesto de respeito à história dos imigrantes italianos e um legado permanente para as futuras gerações, reforçando o sentimento de pertencimento e identidade da nossa cidade”, destacou.
