A superação do momento de instabilidade na política brasileira é um dos focos da nova diretoria da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre – AIAMU, que foi apresentada oficialmente em almoço na terça-feira (22/03), no Salão Nobre da Federasul. O evento marcou, também, a comemoração dos 53 anos da Associação. A força da entidade foi destacada pelas autoridades presentes e demonstra a importância do trabalho dos auditores-fiscais do município. De acordo com o presidente da AIAMU, Joarez Franceschi, o amadurecimento e o fortalecimento das Instituições dependem de qualificação e gestão consciente de recursos, para encontrar saídas mais contundentes da crise.

– Quero ressaltar a importância dos colegas auditores-fiscais, que são a razão para a existência da entidade. Vivemos um momento delicado e interessante, que exige amadurecimento e fortalecimento das Instituições. Isto só será possível com melhor gestão de recursos, qualificação das áreas, e fiscalização contínua. Hoje, percebemos que o desenvolvimento do trabalho na Receita Municipal já é uma realidade. Somos referência para qualquer órgão público brasileiro, com os nossos resultados. Entendemos que é momento de transformação e de pensar em tudo que está acontecendo – afirmou Joarez Franceschi.

Aproximadamente150 pessoas prestigiaram a cerimônia. A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Cassio Trogildo; o secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre, Jorge Tonetto, e a Procuradora-Geral do Município, Cristiane da Costa Nery.

– Não posso deixar de destacar o quanto os municípios aumentaram suas responsabilidades ao mesmo tempo que não houve a devida distribuição tributária adequada. No momento de crise em que estamos, essa situação só tem a se agravar. Por isso, destaco a essencial atividade dos auditores-fiscais, que cresce ainda mais nesse momento. A crise está cada vez pior e os fiscais precisam ajudar cada vez mais a cidade de Porto Alegre se manter em pé e em dia – ressaltou Cassio Trogildo.

Jorge Tonetto relatou o cenário que encontrou quando assumiu a Secretaria da Fazenda a agradeceu o empenho dos auditores-fiscais da cidade para a construção da situação positiva em que a cidade está agora.

– As ideias que trouxemos para a Receita da cidade foram bagagens de estudos tributários de todo mundo. Na crise em que vivemos, me orgulho em dizer que a Receita Municipal está muito bem. Tem autonomia funcional total e a Secretaria não se envolve em assuntos dos auditores-fiscais. No país em que a gente vive, essas questões têm valores muito grandes. A cidade é pequena no contexto do país. Por isto, a autonomia funcional para realizar o trabalho com tranquilidade é um prêmio. Não crescemos muito, mas outros municípios caíram bastante. Estou orgulhoso com os números alcançados e sem aumentar impostos – lembrou Jorge Tonetto.

A procuradora-geral do Município, Cristiane da Costa Nery, destacou as funções dos auditores-fiscais para a melhoria constante do município.

– Sabemos que vivemos algo ímpar e muito ruim. Mas se não tivermos essa consciência, não vamos conseguir exercer nossas funções. Precisamos dar o melhor para o Governo Municipal a construir uma cidade melhor, além de devolver ao município o que ele merece. Este ano não será fácil e as nossas funções são importantes, para sair da crise ou sair de uma forma menos ruim – avaliou Cristiane da Costa Nery.

No evento, o presidente Joarez Franceschi prestou uma homenagem ao presidente de honra da AIAMU, Nelson de Azambuja, falecido em janeiro deste ano.

– Os mais novos não tiveram o prazer da convivência com o Nelson de Azambuja. Foi escolhido como presidente de honra da AIAMU em 1995 devido aos anos em que lutou para o fortalecimento da entidade. Participou de todas as diretorias depois de 1995 e era realmente diferenciado. Tinha o espírito da AIAMU. Foi marcante, determinado, defendia nossos direitos com muita propriedade – lembrou Joarez Franceschi.

Além do presidente Joarez Franceschi, integram a diretoria da AIAMU para o biênio 2016/2017 o vice-presidente Ricardo Brambila da Fonseca; a diretora Administrativo-Financeira, Marcela Bomfim; o diretor Social e de Comunicação, Felipe Costa Ramos; o diretor de Aposentados e Pensionistas, Aldemir Machado de Oliveira; e o diretor de Assuntos Parlamentares, Rafael Serpa Bassetti.

Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Administração do Município, Elói Guimarães; o superintendente da Receita Municipal, Fabrício das Neves Dameda; o presidente do Sindicato dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul, Diego Rotermund Moreira, o presidente da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul, Altemir Feltrin da Silva; o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, Sylvio Roberto Corrêa da Borba, entre outras autoridades.

Criada em 11 de março de 1963, a AIAMU possui uma história permeada por conquistas, representando com sucesso a categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal d