Professor Gustavo Inácio de Moraes mostrou como o atual cenário vivido no país impacta na arrecadação municipal e de que forma os administradores devem ser preparar para o futuro

Encerrando a programação de palestras do V SEMAAT, coube ao professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Gustavo Inácio de Moraes, falar sobre o tema “As Perspectivas Econômico-Políticas e seu Impacto nas Finanças Municipais”.

Ele mostrou de que maneira o cenário econômico e político vivido pelo Brasil nos últimos meses impacta na arrecadação dos municípios em todo o país. Segundo ele, os administradores municipais precisam estar preparados para enfrentar o problema e buscarem alternativas que garantam o equilíbrio fiscal de suas cidades e a consequente manutenção de investimentos em saúde, educação e administração, setores onde as prefeituras, em sua grande maioria, mais aportam recursos.

O professor da PUCRS entende que o município deve ser o líder das transformações sociais e políticas do Brasil, pois conta com menor resistência da sociedade e maior respeito ao cidadão.

– São os agentes políticos “de raiz”, capazes de ditar posicionamentos, até por viverem, proximamente, a realidade de seus munícipes – concluiu.

O painel teve, ainda, as participações do presidente da AIAMU, Joarez Tejada Franceschi e do secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre, Jorge Tonetto.