Câmara de Vereadores concede Título de Cidadão de Porto Alegre para Lotário Skolaude.

Distinção a ser entregue no dia 8 de novembro reconhece a destacada trajetória do profissional em todos as esferas públicas nas quais atuou.

O ex-presidente da Caixa Econômica Estadual, ex-secretário municipal da Fazenda e do Planejamento de Porto Alegre e sócio da AIAMU – Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, Lotário Lourenço Skolaude, será agraciado com o Título de Cidadão da capital pela Câmara de Vereadores porto-alegrense. A distinção proposta pelo vereador Guilherme Socias Villela (PP) destaca a atuação profissional do homenageado em todas as esferas por onde passou.

A sessão solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre acontece no dia 8 de novembro, a partir da 19h, no Plenário Otávio Rocha do legislativo da capital, na Avenida Loureiro da Silva, 255. O presidente da AIAMU, Joarez Tejada Franceschi, destaca a importância do reconhecimento que a cidade, por intermédio da Câmara de Vereadores, presta a um cidadão e a um profissional de grande valor.

– Dedicação, qualidade e comprometimento com a causa pública marcam a trajetória de Lotário Lourenço Skolaude. É um associado querido por todos da AIAMU exatamente por estas características marcantes, além de valorizar a categoria dos auditores-fiscais. Conclamamos nossos sócios para participarem da sessão solene e prestigiar esse grande colega – destaca Joarez Franceschi.

O homenageado nasceu no município de Cerro Branco, antigo distrito de Cachoeira do Sul. Ainda jovem mudou-se para Porto Alegre para estudar. Em 1963, graduou-se em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre 1966 e 1997, foi professor da Faculdade de Ciências Econômicas da PUCRS e, de 1968 a 1973, exerceu o magistério na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atuou, também, na Câmara de Vereadores da capital e foi inspetor de tributos municipais. Em setembro de 1975 foi designado para o cargo de secretário municipal da Fazenda, permanecendo na pasta até março de 1979, quando assumiu a Secretaria do Planejamento de Porto Alegre, função que ocupou até junho de 1985.

Lotário Skolaude também ocupou importantes cargos na Administração Pública do Estado. Foi diretor-geral do Tesouro do Estado, presidente da Caixa Econômica Estadual e diretor de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. (BRDE). Na Assembleia Legislativa do RS, foi assessor parlamentar de 1991 a 1994. Na esfera federal, após aprovação em concurso público, foi auditor de controle externo de 1995 a 2000.

Redação: César Moraes

Coordenação: Marcelo Matusiak