Iniciativa da AIAMU – Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, busca debater a necessidade da implantação de uma nova Planta de Valores do tributo na capital gaúcha

Apresentar um panorama do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da capital gaúcha. Sua importância, pressupostos, limitações, função social e tecnologias disponíveis. Este é o objetivo central do Seminário “IPTU de Porto Alegre: cenário atual e perspectivas”, iniciativa da AIAMU – Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, que acontece no dia 28 de março, a partir das 13h30min.

– Com este evento, pretendemos fornecer elementos que possam subsidiar o debate sobre a necessidade da implantação de uma nova Planta de Valores para a cidade. Teremos dois ótimos painéis sobre o IPTU: um mostrando o estágio atual em Porto Alegre e outro tratando da correção da planta genérica de valores imobiliários de Curitiba, atualizada em 2014, após mais de uma década de defasagem. Será uma ótima oportunidade para conhecer a experiência da capital paranaense, sua metodologia, negociação, implantação e resultados – destaca o presidente da AIAMU, Joarez Tejada Franceschi.

O painel “IPTU de Porto Alegre” será apresentado pela exatora da prefeitura porto-alegrense, Claudia de Cesare e pelo auditor-fiscal da Receita Municipal da capital gaúcha, Lauro Marino Wollmann, com coordenação do presidente da AIAMU, Joarez Franceschi. A procuradora do município de Curitiba, Cintia Estefania Fernandes e o assessor de tributos imobiiários da secretaria de Finanças da capital paranaense serão os palestrantes do painel “Implantação da nova Planta de Valores de Curitiba”, coordenado pelo secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto.

O presidente da AIAMU reforça o compromisso da entidade com a causa pública, trabalhando em favor do aumento da receita municipal para que a sociedade porto-alegrense seja beneficiada com a correta aplicação dos tributos que paga em saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana.

O seminário promovido pela AIAM destina-se para vereadores, servidores municipais, representantes de entidades, líderes comunitários, estudiosos e demais envolvidos no tema, com inscrições gratuitas e vagas limitadas. A atividade acontece no auditório da associação, na Rua dos Andradas, 1234, 8o andar, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações e inscrições pelo e-mail aiamu@aiamu.com.br ou telefone 51 3226 2364.

Seminário “IPTU de Porto Alegre: cenário atual e perspectivas” – Programação

28/03/2017

13h30 – Credenciamento

14h – Painel I: IPTU de Porto Alegre

Painelistas: Claudia de Cesare, Exatora da Prefeitura de Porto Alegre

Lauro Marino Wollmann, Auditor-Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre

Presidente de Mesa: Joarez Tejada Franceschi, Presidente da AIAMU

15h – Painel II: Implantação da nova Planta de Valores de Curitiba

Painelistas: Cintia Estefania Fernandes, Procuradora do Município de Curitiba

Rubens Valério Franco Soffiatti, Assessor de Tributos Imobiliários da Secretaria de Finanças de Curitiba

Presidente de Mesa: Leonardo Busatto, Secretário Municipal da Fazenda de Porto Alegre

16h30 – Coffee