Além de novos equipamentos e tecnologias, o investimento em profissionais qualificados também permite um trabalho mais qualificado

A modernização dos fiscos deve ocorrer através de uma mudança de mentalidade não só de auditores-fiscais e procuradores, mas também de gestores e secretários da Fazenda. De acordo com a procuradora de Blumenau (SC), Cleide Regina Furlani Pompermaier, existem possibilidades previstas em lei para garantir tais mudanças.

– A Constituição Federal proíbe a vinculação de impostos, mas tem algumas exceções para a saúde, educação e atividades de administração tributária. Se o gestor quiser, poderia reservar um percentual do orçamento de acordo com a realidade do município – destacou Cleide em sua palestra no VI SEMMAT – Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal.

Essa modernização poderia ocorrer através de novos equipamentos, tecnologias e recursos humanos. A procuradora de Blumenau também sugeriu um trabalho integrado entre a procuradoria e a fiscalização, para uma análise mais qualificada.