Objetivo é fechar o ano com índice acima de 10% no retorno sobre o estoque da dívida

Em comparação com as capitais de referência como Belo Horizonte, Curitiba, Maceió, São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro, Porto Alegre segue como referência nacional em recuperação de créditos. Primeira colocada no ranking, a capital gaúcha tem um retorno sobre o estoque da dívida ativa de 2017 de 9,88%. O auditor-fiscal e diretor da Divisão de Arrecadação e Cobrança da Receita Municipal de Porto Alegre, Rodrigo Sartori Fantinel, divulgou os dados durante palestra no VI SEMAAT – Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal.

– Estabelecemos duas diretrizes como macroestratégias. A curto prazo, queremos maximizar o retorno da dívida. Nossa meta é fechar o ano acima de 10%, o que exige muito trabalho embora no final de julho tenhamos alcançado 10.4%. Já a longo prazo, o objetivo é zerar o estoque da dívida. Pode ser algo teórico, mas trabalhamos para, em algum momento, chegar bem próximo disso. Nossas ações são voltadas para que o contribuinte passe a recolher no prazo legal – comentou Fantinel.

Entre os diferenciais para manter os resultados, o auditor-fiscal destacou o empenho da equipe de arrecadação, a implantação de procedimentos para efetivar as cobranças e a gestão para garantir que tudo o que é importante funcione bem.