O presidente da AIAMU, Johnny Bertoletti Racic, participou na última sexta-feira, 6 de março, de reunião na Câmara Municipal de Porto Alegre, para tratar de orientações sobre a doação do Imposto de Renda para o Fundo do Idoso, proposta pela Frente Parlamentar da Pessoa Idosa de Porto Alegre, presidida pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos), que também preside a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE). A reunião contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Reginaldo Pujol (DEM), e de muitos nomes ligados às políticas públicas do idoso.

Também participaram o vereador Airto Ferronato (PSB), autor do projeto-de-lei que criou o Fundo do Idoso do município, o vice-presidente da Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (SPAAN), Raul Cohen, o superintendente-adjunto da Receita Federal, Ademir Gomes de Oliveira, o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA), César Sulzbach, o contador José Carlos de Mello e o presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMUI), Lélio Falcão, e Roberto Saraiva, que representou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS). Além de representantes do Instituto Alce, do Instituto Nacional da Próstata, representantes do Hospital Ernesto Dornelles, e da Prefeitura de Canoas.

O objetivo da reunião foi organizar e falar sobre a divulgação da possibilidade de destinar parte do valor do IR aos fundos do Idoso e da Criança, medida que a AIAMU apoia.

Ao fazer a declaração do IR, todo o cidadão que utiliza o modelo completo poderá destinar 3% do imposto devido para o Fundo do Idoso e para o Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente, sem pagar mais imposto ou ter sua restituição diminuída. Quem tiver restituição, terá o valor destinado somado à restituição, e quem tiver imposto a pagar, terá o valor abatido do imposto a pagar.