A Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) faz parte das entidades que apoiam o movimento “Simplifica Já. O projeto busca justamente uma simplificação do sistema tributário brasileiro, visando dar celeridade a todo o processo, através de uma reforma tributária eficiente. A proposta é racionalizar os atuais tributos sobre o consumo, com a nacionalização da legislação do ICMS e do ISS, a unificação e simplificação do PIS e da COFINS, bem como alterações na tributação sobre a folha de pagamento, a instituição de cadastro único nacional, notas fiscais nacionais, dentre outras medidas. A ideia é justamente trazer benefícios a toda a população, diminuindo custos para a sociedade.

O projeto reúne diversas entidades representativas dos setores público e privado, comprometidos com a melhoria imediata do sistema tributário nacional, incluindo a Associação Brasileira das Secretarias das Finanças das Capitais (ABRASF), a Frente Nacional de Prefeitos, a Central Brasileira do Setor de Serviços (CEBRASSE), e as Associações de Auditores-Fiscais, tanto a nacional (ANAFISCO) quanto as municipais, como é o caso da AIAMU.

Para o presidente da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, Johnny Bertoletti Racic, a reunião dos principais agentes do setor traz benefícios para o Brasil. “Pensar a reforma tributária tem sido nosso dever de cada dia. Reunindo as entidades que participam do ‘Simplifica Já’, estamos buscando dar justamente agilidade a um projeto de um país mais justo, com distribuição eficiente da arrecadação. A AIAMU é parceira da proposta”.

Segundo o relatório Doing Business 2020, do Banco Mundial, são gastas 1.501 horas para calcular tributo no Brasil. O “Simplifica Já” quer reduzir esse tempo ao mínimo possível, e eliminar as inúmeras normas conflitantes existentes sobre o tema sendo parceiros e incentivando o empreendedorismo. O projeto apresenta resultados praticamente imediatos, sem efeitos colaterais indesejados de outras propostas que aumentam a complexidade atual, com a manutenção de dois sistemas em paralelo, por anos.

Conheça o “Simplifica Já” através do site: https://simplificaja.org.br/