A AIAMU – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre – comemora, juntamente com toda a categoria, os resultados obtidos pela arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) em janeiro. Somente em ISS foram gerados R$ 100,7 milhões, a maior arrecadação mensal já registrada em Porto Alegre.

O presidente da AIAMU, Johnny Bertoletti Racic, destaca o trabalho dos Auditores Fiscais, que estão na linha de frente da cobrança dos devedores e do combate à sonegação. “Nossa categoria está de parabéns em todos os aspectos. Temos um Auditor Fiscal no comando da Secretaria da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e colegas em postos chave da estrutura fiscal do Município. Os resultados estão aparecendo, como esse sucesso de arrecadação de ISS, em janeiro.”

A crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 fez com que a arrecadação do tributo tivesse perdas nominais nos últimos nove meses de 2020 em relação a 2019, o que exigiu o desenvolvimento de um conjunto de medidas para redução de impactos.

O superintendente da Receita Municipal, Christian Justin, destaca que o governo tem buscado as melhores alternativas para ampliar a arrecadação sem aumentar impostos. “Entre as ações implementadas pela Secretaria Municipal da Fazenda), destaca-se a dispensa da exigência de alvará para ingresso de contribuintes no SMF (Simples Nacional, a universalização da nota fiscal de serviços eletrônica, a simplificação de obrigações acessórias e a realização de mais de 280 reuniões de conformidade com o estimulo à autorregularização do ISS”, explica.

De acordo com a diretora da Receita Mobiliária da Receita Municipal e diretora Administrativa-Financeira da AIAMU, Sandra Quadrado, o combate à sonegação e à inadimplência, aliado à facilitação de pagamento pelos contribuintes, e a melhoria do ambiente de negócios, bem como a retomada da atividade econômica, contribuirão para a continuidade do crescimento da arrecadação do ISS, principal tributo do Município.