A AIAMU – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, vem a público reforçar o ALERTA MÁXIMO sobre os cuidados que todos devemos ter neste momento em que a pandemia de coronavírus está em sua fase mais dramática na cidade de Porto Alegre.

Com o sistema de saúde à beira de um colapso não há outra forma de evitar uma piora do quadro se não for com cuidados preventivos. Leitos clínicos estão se esgotando, UTIs estão lotadas e profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares) chegam ao seu limite físico e mental.

Num quadro assim temos que assumir que o problema é de todos nós!

Muitas medidas estão sendo tomadas, como as anunciadas hoje pelo prefeito Sebastião Melo, de ampliação dos leitos hospitalares, proibição de passageiros em pé nos ônibus, aumento do número de ônibus circulando, fechamento dos espaços culturais da prefeitura, atividades não essenciais da prefeitura em home office, possibilidade de horários diferenciados de funcionamento do comércio e apelo para que a população não ocupe espaços públicos e evite aglomerações.

A AIAMU apoia incondicionalmente essas medidas, pois elas vêm para PRESERVAR VIDAS, evitarmos que outras famílias percam seus entes queridos e que a dor e o sofrimento de tantos milhares de pessoas sirvam de exemplo para nos cuidarmos ainda mais. É hora de todos LUTARMOS EFETIVAMENTE PELA VIDA!

Observe as ações que comprovadamente ajudam a se proteger da COVID-19, recomendadas por todos os órgãos e autoridades da saúde:

  • Reduzir ao máximo a circulação de pessoas
  • Ficar em casa
  • Respeitar o distanciamento físico de 2 metros entre pessoas que moram em casas diferentes
  • Evitar reuniões públicas, viagens ou atividades não essenciais
  • Identificar e isolar pessoas sintomáticas ou casos suspeitos da COVID-19
  • Testar pessoas sintomáticas ou contactantes de forma ativa e oportuna
  • Garantir isolamento de todas as pessoas com caso suspeito ou confirmado
  • Usar máscara de forma correta e higienizar constantemente as mãos
  • Não compartilhar utensílios, como talheres e bomba de chimarrão.

 

A AIAMU reitera que não há outra forma de se prevenir dessa alta concentração de circulação do vírus se não for seguindo os protocolos básicos e as recomendações das autoridades.

Cuide-se e cuide de sua família. Só assim preservaremos a vida!

 

AIAMU – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre