Por mais de 30 anos, Mauro Hidalgo foi Auditor Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre, o que lhe garante uma enorme experiência e vasto conhecimento técnico sobre Direito Tributário. Pois todo esse conhecimento está agora ao alcance dos interessados de forma fácil e acessível.

Hidalgo acaba de lançar pela Livraria do Advogado, o livro Processo Administrativo Fiscal – Vivências e Simples Nacional. A intenção da obra é divulgar o regramento do Processo Administrativo Fiscal aplicável especialmente aos municípios, esclarecendo rotinas e procedimentos práticos que afetam o dia a dia do contribuinte. A obra traz, ainda, comentários, precedentes administrativos e judiciais, buscando maior segurança jurídica na interpretação e aplicação da legislação tributária, contribuindo para que se tenha uma gestão política com o controle social da arrecadação.

A AIAMU já adquiriu um exemplar, que ficará à disposição dos associados na biblioteca. O presidente da Associação, Johnny Bertoletti Racic, elogiou Hidalgo pela iniciativa. “Trata-se de um grande profissional, com muito conhecimento e longa trajetória na Receita Municipal. O livro certamente é uma contribuição significativa para todos os interessados.”
Racic destaca, também, que o livro de Hidalgo é um exemplo e um incentivo a todos os Auditores Fiscais na produção de conhecimento. “Nossos colegas têm muito conhecimento e podem contribuir com a sociedade escrevendo livros e artigos, por exemplo, colocando luz sobre a legislação tributária e facilitando a vida do contribuinte.”

Mauro Hidalgo também é especialista em Direito Tributário, Econômico e Financeiro pela UFRGS. Foi presidente do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários de Porto Alegre, participou da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional, e atuou na Câmara Técnica da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais. Atualmente é instrutor ESMAFE-RS e Consultor Tributário.