A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal, AIAMU, filiou-se à Associação Nacional dos Auditores-Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal, ANAFISCO, em cerimônia na manhã desta quinta-feira, 21, no auditório da entidade, em Porto Alegre.


A ANAFISCO tem por objetivo defender as garantias, direitos e interesses dos auditores fiscais dos municípios e Distrito Federal, bem como fortalecer as administrações tributárias e promover um federalismo fiscal equilibrado e justo.

Participaram e contribuíram com a cerimônia o presidente da AIAMU, Johnny Bertoletti Racic; o presidente da ANAFISCO, Cássio Vieira Pereira dos Santos; o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel; a vice-presidente da AIAMU e vice-presidente da FENAFIM, Valéria Netto Ferreira Costa; o presidente do Sindicato dos Fazendários do Município do Recife e candidato à presidência da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (FENAFIM) para o biênio 2022/23, Fábio Henrique de Souza Macedo; associados da AIAMU e representantes da categoria.

Durante o evento abordou-se a importância da união e unificação das entidades tributárias e municipárias para o fortalecimento da economia e dos direitos da categoria.

O presidente da AIAMU fez questão de enfatizar que antes da filiação, foi realizada uma assembleia para deliberar e votar a filiação junto à ANAFISCO, aprovada por unanimidade. “A partir de agora, cada um de nós aqui é um soldado da ANAFISCO para atingir nossos objetivos e defender nossas demandas no cenário nacional”, pontuou Racic.

O presidente da ANAFISCO, Cássio Vieira Pereira dos Santos, falou da importância da ANAFISCO iniciar a luta no Rio Grande do Sul, começando por Porto Alegre. “Começamos com o pé direito neste estado, onde é realizado um trabalho muito forte em prol da administração tributária, com o objetivo de melhorar os serviços de saúde, educação, transporte e outros”, afirmou Santos.

O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, colocou-se à disposição das associações para o trabalho em prol da tributação e desenvolvimento do município. “Unir forças e esforços entre a Fazenda, AIAMU, FENAFIM e outras instituições do Fisco é extremamente necessário e relevante nesse momento, para atingir nossos objetivos”, finalizou Fantinel.