Foto: Câmara Municipal de Porto Alegre

O presidente da AIAMU – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, Johnny Bertoletti Racic, ocupou nesta segunda-feira, 25 de abril, a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores da capital. Racic apresentou os resultados da Receita Municipal em 2021.

Foto: Câmara Municipal de Porto Alegre 

Bertoletti afirmou que o motivo da vinda da associação à casa é prestar contas aos vereadores e vereadoras da casa que representam a população e falar das atividades realizadas e os significativos resultados alcançados ao longo de 2021. “Ano passado, quando a pandemia ainda assolava o mundo, o nosso município e a nossa categoria, mesmo com todas as restrições impostas, não pararam em momento algum. Antes pelo contrário, fomos intensamente exigidos pela gestão municipal e prontamente respondemos, demonstrando toda a nossa capacidade profissional”, ressaltou.

Racic apresentou os números referentes à arrecadação de 2021, destacando que no ano passado a arrecadação tributária municipal cresceu, no geral, 24,82%. Já a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) cresceu 17%, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) cresceu em torno de 20%, e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) cresceu 46%. Além de apresentar os dados, Johnny Racic distribuiu aos vereadores e vereadoras um informativo impresso com gráficos e detalhamento das informações.

O presidente da AIAMU disse que os bons números alcançados pelo município têm muito do trabalho e das inovações implementadas pelos Auditores Fiscais. “A liderança em Porto Alegre na arrecadação da dívida ativa já é consolidada. Nós conseguimos conquistar uma arrecadação anual em torno de 16% sobre a dívida. Este índice é cerca de três ou quatro vezes maior que o retorno médio obtido pelos demais entes”. A capital é uma das cinco primeiras do Brasil em todos os tributos.