A AIAMU – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegrecompletou 60 anos de existência no mês de março. Para celebrar esta importante data, a entidade faz um almoço de confraternização na última terça-feira, 4 de abril, no Plaza São Rafael.

Foram recebidos amigos, familiares e autoridades, num clima de amizade e bons papos, acompanhados de um qualificado menu, aprazivelmente acolhendo aqueles que fizeram parte desta linda caminhada trilhada pela categoria dos auditores fiscais, durante estes 60 anos de uma linda história.

O trabalho realizado pelos auditores fiscais é extremamente importante para a cidade, pois sem recursos não há serviços na cidade, não há pagamento de funcionários, não há poda de árvores, não há tapa-buracos, não há acolhimento de moradores em situação de rua, não há previdência, não há caminhão do lixo, etc. Então, a Receita cumpre um papel fundamental do qual os outros serviços da cidade dependem muito”, salientou o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, durante a cerimônia de abertura do evento.

“Temos plena consciência e responsabilidade que o nosso trabalho promove, principalmente, justiça social, poispossibilitamos através dos recursos oriundos dos tributos, que os mais carentes tenham acessos à ajuda tão necessária e imediata, por meio dos serviços públicos, destacou o Presidente da AIAMU, Johnny BertolettiRacic.  

“É uma satisfação celebrar os 60 anos de uma instituição que conquistou o reconhecimento pela seriedade com que sempre tratou os assuntos relacionados às finanças do município, e, também, sempre se mostrou aberta ao diálogo e à construção de boas soluções. A AIAMU representa os Auditores Fiscais que são aqueles que viabilizam o ingresso dos recursos que a cidade precisa e o resultado do trabalho da categoria coloca a Receita Municipal de Porto Alegre como modelo no país. Nós somos referência nacional na recuperação de créditos. Nós fomos pioneiros na mediação tributária, atuamos em processos de estímulo à autorregularização dos contribuintes, e esse relacionamento que construímos com os nossos contribuintes,colocou Porto Alegre como o melhor ambiente de negócios do Brasil”, ressaltou o Superintendente da Receita Municipal, Christian Fouchard Justin.

“A AIAMU já fez muito, tem uma história que fala por si só, mas tem muito ainda por fazer. Estes foram somente os primeiros 60 dos próximos que virão. Que continuemos trabalhando de forma integrada com o governo buscando melhores resultados e uma cidade ainda melhor”, frisou o Auditor Fiscal e Secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Sartori Fantinel.

Destaco a importância de um ambiente favorável de trabalho, principalmente com independência para a sua execução das funções de um Auditor Fiscal. Vida longa para a categoria e parabéns a todos”, desejou a Vereadora Lourdes Spengler, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre.

Este foi mais um evento que marca a longa história da AIAMU, fundada em 11 de março de 1963 por 55 servidores da prefeitura da capital gaúcha. Hoje, a entidade representa 174 Auditores Fiscais, profissionais da mais alta qualificação, que atuam na fiscalização, orientação e educação tributária. É através do trabalho dos Auditores Fiscais que a cidade de Porto Alegre arrecada os recursos financeiros necessários para o custeio da educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Nestes 60 anos nosso país passou portransformações sociais, econômicas e políticas, que fizeram a AIAMU crescer e se desenvolver, estando hoje entre as associações representativas mais importantes do País no seu segmento, sendo referência em áreas fundamentais de atuação.

Foi a AIAMU, por exemplo, que em 1985, juntamente com o Executivo e outras associações, teve papel fundamental na elaboração do primeiro plano de carreira dos Fiscais e do Estatuto do Funcionalismo Público Municipal. Participou, ainda, de outras mudanças importantes. O segundo plano de carreira, em 1988, e o ingresso da categoria no Regime de Dedicação Exclusiva, em 1995. Nos anos de 2003 e 2004 integrou a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social Pública e o Fórum das Entidades de Servidores Municipais. Também em 2004, fez campanha pública contra o perdão de dívidas concedido pelo governo da época, num montante de mais de R$ 150 milhões.

Assim é a AIAMU. Presente na vida dos Auditores Fiscais, auxiliando, apoiando e lutando pelas causas da categoria, sem deixar de lado seu papel social e de interação permanente com a comunidade.